Logo Imagem Tempo

Memórias cinematográficas de Machado de Assis

mostra de cinema | 2008

Machado de Assis (1839-1908) é considerado um dos maiores romancistas da literatura brasileira, o mais importante autor do século XIX. Acompanhou e descreveu, com precisão, as ambiguidades de uma sociedade em transição de um regime antigo para outro moderno, em que entravam em conflito, e por vezes de confundiam, escravismo, patriarcalismo e liberalismo. Entretanto, se a ascenção de uma sociedade moderna o interessou à medida que alterava o modo como as pessoas pensavam e se relacionavam, os aspectos exteriores, mais visíveis, não foram objeto de sua excitação, ao contrário do que aconteceu a outros cronistas da época. Machado conviveu, em seus últimos doze anos de vida, com a existência do cinema na cidade do Rio de Janeiro, mas a sétima arte não lhe despertou qualquer interesse.

Segundo algumas fontes, o primeiro filme de ficção (“posado”) brasileiro seria realizado apenas em 1908, ano de sua morte. Desde então, passaram-se quase seis décadas e, de maneira algo recíproca, Machado de Assis despertou interesse quase nulo por parte dos cineastas. Apenas na década de 1960, a obra do Bruxo do Cosme Velho é incorporada definitivamente às possibilidades dos cineastas. A partir de então, foram feitas algumas dezenas de longas e curtas, que apresentamos nessa mostra. Tais filmes desempenham a função de uma memória póstuma de Machado, apresentando, de acordo com os anseios de quem evoca essa referência anterior, novas possibilidades para sua obra – recriando-a e reformulando-a.

Brás Cubas, na abertura de suas Memórias Póstumas, dedica-as “ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver”. Machado de Assis, personagem (de certa forma, ficcional) das celebrações de seu centenário de morte e, portanto, desta mostra, dedica, então, suas póstumas memórias cinematográficas a todos os leitores e espectadores que se alimentam de seu cadáver imortal. 

CAIXA Cultural, RJ, 2008

Website
Curadoria Eduardo Ades
Produção executiva Matheus Carvalho Ramalho
Coordenação de produção Gisella Cardoso
Produção assistente Bianca Zanoni
Ingrid Lemos
Assessoria de comunicação Andréa Cals
Design visual Thiago Lacaz
Revisão de textos Rachel Ades
Revisão de cópias Cristina Mendonça

 

Empresa produtora Imagem Tempo
Patrocínio Caixa Econômica Federal