Logo Imagem Tempo

Kenneth Anger – o fetichista pop

mostra de cinema | 2011

A mostra Kenneth Anger, O Fetichista Pop realizou um panorama do trabalho do cineasta que se tornou um dos principais nomes do cinema alternativo do século XX, mesmo sem ter realizado um único longa-metragem. Seus filmes poéticos, sensoriais são considerados o “elo que permite entender o cinema contemporâneo, ao ligar a magia do cinema mudo à modernidade cinematográfica”.

Dedicado à arte de criar curtas-metragens, Anger alcançou a fama como um dos mais influentes cineastas de filmes independentes na história do cinema, inspirando realizadores como Martin Scorsese, David Lynch e artistas de outras áreas, como Andy Warhol e a banda Rolling Stones.

A seleção trouxe clássicos do ciclo da Lanterna Mágika bem como sua produção mais recente, pois voltou à ativa em 2000, depois de ter deixado de filmar em 1976.

Aos 84 anos, o cineasta veio pessoalmente ao CCBB falar da sua escolha do cinema como meio de expressão pessoal. A mostra foi um desfrute da experiência e da estética de um artista que soube manter o vigor da sua poesia e independência, longe dos padrões do cinema comercial. Afinal, como ele mesmo declara “é possível se dizer muito em três minutos e vinte segundos”.

CCBB, Rio de Janeiro, São Paulo, 2011

Website
Curadoria Betch Cleinman
Produção executiva Daniela Vitorino
Produção Julia Bonzi
Matheus Ramalho
Produção São Paulo Bruna Biral
Coordenação de projeto Betch Cleinman
Eduardo Ades
Coordenação editorial Betch Cleinman
Design Marcellus Schnell
Webdesign Breno Trengrouse

 

Empresas produtoras Imagem-Tempo
Solar das Metamorfoses
Patrocínio Banco do Brasil
Realização Centro Cultural do Banco do Brasil