Logo Imagem Tempo

Arte na capa

série de TV | 2014

A série exibida no Canal Brasil trata das histórias e processos por trás de importantes capas de discos brasileiras. Ao longo de 26 episódios, as artes são comentadas e discutidas por seus principais realizadores, trazendo fatos e curiosidades sobre os discos.

Mais do que mera embalagem, as capas são, na verdade, a representação visual da proposta musical do álbum. Fruto da colaboração entre os músicos, gravadora, artistas gráficos e fotógrafos, muitas capas se tornaram antológicas pela força de suas imagens, layout, pelo significado e carga ideológica que carregavam, pelas histórias ou ideias que elas representavam.

Na primeira temporada, depoimentos de diversos capistas que fizeram história na música brasileira: Cesar Villela, nas capas da antiga Elenco, criou um estilo único e inesquecível; Elifas Andreato sempre impôs sua visão pessoal e interpretação do disco; Gringo Cardia e Luiz Stein entenderam que desenvolver uma capa era criar a identidade visual daquele artista naquele disco, naquele momento, e extrapolaram sua arte para cenários e videoclipes. Temos as emblemáticas fotografias de Cafi e a plasticidade de Muti Randolph, Tunga e Mello Menezes, o designer de Ricardo Leite, Felipe Taborda e tantos outros. Tudo para contar a história desse invólucro de características próprias, que se fundiu ao produto que embala de uma forma bastante particular.

Assista ao programa no site do Canal Brasil (link abaixo).

Website
Roteiro e direção João Felipe Freitas
Produção executiva Daniela Santos
Eduardo Ades
Direção de fotografia José Eduardo Limongi
Gustavo Pessoa
Felipe Sabugosa
Pedro Moraes
Alê Ramos
Bruno Risas (SP)
Bernard Machado (BH)
 Som direto Henrique Ligeiro 
Antônio Carlos Liliu
Isabel Taunay
Lucas Ariel
Coordenação de produção Gisella Cardoso
Montagem João Felipe Freitas
Diego González
Mixagem Audiorama
Correção de Cor Glauco Guigon - Andaluz
Idéia original Tarcísio Lara Puiati

 

Empresa produtora Imagem-Tempo
Realização Canal Brasil